INSTITUCIONAL

SECRETARIAS

Diretoria da CNTEEC participa do II EDICART/SUL

Durante o encontro foi assinado o Termo De Autorregulação das Entidades de Difusão Cultural do Sul
Na última sexta-feira (10), em Porto Alegre, entidades sindicais ligadas à cultura realizaram o II ENCONTRO DAS ENTIDADES CULTURAIS DO SUL – EDICART, na sede do Sindicato das Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado do Rio Grande do Sul (SECRASO-RS).

O encontro — que foi uma realização da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Difusão Cultural e Artística do Estado do Rio Grande do Sul (FITEDECA/RS-SC) e da Federação de Serviços do Sul (FESERVI – SUL), com o apoio da CNTEEC e da Confederação Nacional de Serviços — teve com temas: IMPORTÂNCIA DO ACORDO E CONVENÇÃO COLETIVA e TAXA DE CUSTEIO SINDICAL.

O presidente da CNTEEC, Claudio Figueroba, e José Claudio, diretor primeiro-secretário, representaram a diretoria da Confederação. “Gostaria de parabenizar as entidades responsáveis pelo belíssimo encontro. A CNTEEC está aqui para apoiar, discutir, reconstruir e democratizar a cultura no Brasil. Assim como fortalecer os trabalhadores do setor”, enfatizou o presidente Figueroba.

Participaram do evento os seguintes palestrantes: Caudir Nespolo (Superintendente Regional do MTE); Dr. Cristiano Meira (Autor da Ação que deu origem ao “Tema 935” transitado em julgado no STF); e Dr. Luiz Alberto de Vargas (Desembargador do TRT4).

Filiados à FITEDECA/RS-SC marcaram presença: SENALBA/CAX, SEECERGS, SENALBA/SC, SIMMRE/RS, SIMMREV/SC, SELFOTO/RS-SC, SATED/RS, SATED/SC, SINDIMUS/BL/SC, SINDIMUS/RS e SOEX/SC. Vale ressaltar também o comparecimento do SIDERGS/FENAEDES (Desenhistas).

“Gostaria de agradecer a CNTEEC que colaborou, participou e incentivou a realização do encontro em que as categorias de Difusão Cultural e Artística estão inseridas em seu 2° Plano. Agradeço também a participação da Sra. Izane representando a CTB/RS”, disse Edison Costa Marques, presidente da FITEDECA/RS-SC.

Estiveram presentes nas discussões, deliberações e aprovações, a Pirâmide de Representação Sindical Patronal das Entidades Culturais e Recreativas: CNS, FESERVISUL, SECRASOs e SINDIPROFES/RS-SC (Eventos e Congressos).
“Durante o II EDICART/SUL discutimos, elaboramos e assinamos o TERMO DE AUTORREGULAÇÃO DAS ENTIDADES DE DIFUSÃO CULTURAL DO SUL.

Queremos agradecer a todos os envolvidos neste marco histórico para o Sistema Confederativo da DIFUSÃO CULTURAL e ARTÍSTICA”, agradeceu Edison Marques.